Objetivos e Metas: Qual a diferença?
Atualizado: 21 de ago.
Conheça a diferença entre objetivos e metas de uma empresa e entenda como isso é fundamental para a gestão do seu negócio.
Você inúmeras vezes deve ter ouvido colegas falar sobre objetivos e metas de maneira equivalente.
Por mais que essa troca dos termos afete relativamente pouco o entendimento da mensagem em uma conversa, ela pode afetar significativamente a maneira como você acompanha o desempenho do seu negócio.
Do ponto de vista de gestão, saber diferenciar objetivos de metas é fundamental e vamos entender o porquê, mas primeiro vamos entender o que é cada um desses termos de forma separada.
O que é um objetivo?
Um objetivo é o fim que se deseja alcançar ou realizar. Pode ser amplo, o qual é geralmente aspiracional e possui resultados binários (atingido ou não atingido), como por exemplo:
Ser a maior empresa de tecnologia do país;
Ser o melhor time de vendas da empresa;
Ser a melhor empresa em atendimento ao cliente entre os concorrentes;
Ou pode ser mais específico, o qual costuma ser mais facilmente quantificado. Refere-se ao indicador com o problema que se quer resolver e a tendência do resultado esperado, por exemplo:
Exemplos de objetivos de uma empresa
Aumentar a Receita;
Aumentar o EBITDA;
Diminuir os custos fixos;
Aumentar o Net Promoter Score (NPS);
Diminuir o Turnover;
Diminuir a taxa de Churn.
Exemplos de objetivos pessoais
Aumentar minha renda mensal;
Diminuir meus gastos com roupas;
Aumentar o tempo de leitura diário;
Aumentar o número de atividades físicas semanais;
Diminuir a quantidade consumida de calorias diárias.
O que é uma meta?
Uma meta é uma especificação em valor e tempo de um objetivo (geralmente mais específico), ou seja, é a composição de um objetivo, um valor e um prazo. Um exemplo de uma meta de uma empresa é:
Exemplo: Aumentar o EBITDA em 5% em 1 ano.
Objetivo: Aumentar o EBITDA
Valor: em 5%
Prazo: em 1 ano
Para definirmos um valor e um prazo, devemos comparar os nossos resultados com algum benchmarking. Basicamente há dois tipos:
Benchmarking Interno: São utilizados dados históricos de resultado da própria empresa para comparação;
Benchmarking Externo: São utilizados dados de resultados de concorrentes de referência e comparáveis.
Objetivos x Metas
Como você já pôde perceber, a definição da meta está bem mais atrelada aos objetivos que nomeamos como mais específicos, mas qual a relação com os mais amplos, que indicamos como sendo aspiracionais?
Para mostrar essa relação, a metodologia de OKRs (Objective Key Results) é excelente.
Como o proprio nome diz, os Objective Key Results (OKRs) são compostos por objetivos e resultados-chave.
Objetivo: assim como mencionamos antes, é o fim que se deseja alcançar;
Resultados-chave: são as metas que, se alcançadas, definem que objetivo mais amplo foi atingido.
Logo, no caso dos OKRs, o objetivo é o fim mais amplo e aspiracional que se deseja atingir, e os resultados-chave são as metas, que são compostas por objetivos mais específicos, valores e prazos.
A imagem abaixo mostra essas diferenças de maneira mais clara através de um exemplo de Objective Key Results (OKRs) do Google Chrome:
Por que é importante saber as diferenças entre objetivos e metas?
Se você não tiver clara essa diferença, muito provavalmente tratará tudo como objetivo, ou seja, não terá indicadores, valores e prazos a serem alcançados bem definidos.
Isso não permitirá tirar boas conclusões em relação a seus resultados e, consequentemente, se precisa tomar alguma medida para melhorá-los.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como consultor de gestão na Falconi em projetos no setor público, varejo automotivo, saúde e farmacêutico, com foco na aplicação do PDCA para melhoria dos resultados operacionais. Atualmente é analista na área de operações de marketing na RD Station, onde trabalha na identificação de oportunidades de melhoria no funil de vendas.
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