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Objetivos e Metas: Qual a diferença?

Foto do escritor: Lucas Paz SaffiLucas Paz Saffi

Atualizado: 21 de ago. de 2024

Conheça a diferença entre objetivos e metas de uma empresa e entenda como isso é fundamental para a gestão do seu negócio.


Você inúmeras vezes deve ter ouvido colegas falar sobre objetivos e metas de maneira equivalente.


Por mais que essa troca dos termos afete relativamente pouco o entendimento da mensagem em uma conversa, ela pode afetar significativamente a maneira como você acompanha o desempenho do seu negócio.


Do ponto de vista de gestão, saber diferenciar objetivos de metas é fundamental e vamos entender o porquê, mas primeiro vamos entender o que é cada um desses termos de forma separada.


homem e mulher comemorando o atingimento de metas

O que é um objetivo?


Um objetivo é o fim que se deseja alcançar ou realizar. Pode ser amplo, o qual é geralmente aspiracional e possui resultados binários (atingido ou não atingido), como por exemplo:

  • Ser a maior empresa de tecnologia do país;

  • Ser o melhor time de vendas da empresa;

  • Ser a melhor empresa em atendimento ao cliente entre os concorrentes;


Ou pode ser mais específico, o qual costuma ser mais facilmente quantificado. Refere-se ao indicador com o problema que se quer resolver e a tendência do resultado esperado, por exemplo:


Exemplos de objetivos de uma empresa


Exemplos de objetivos pessoais

  • Aumentar minha renda mensal;

  • Diminuir meus gastos com roupas;

  • Aumentar o tempo de leitura diário;

  • Aumentar o número de atividades físicas semanais;

  • Diminuir a quantidade consumida de calorias diárias.


O que é uma meta?


Uma meta é uma especificação em valor e tempo de um objetivo (geralmente mais específico), ou seja, é a composição de um objetivo, um valor e um prazo. Um exemplo de uma meta de uma empresa é:

Exemplo: Aumentar o EBITDA em 5% em 1 ano.
  • Objetivo: Aumentar o EBITDA

  • Valor: em 5%

  • Prazo: em 1 ano

Para definirmos um valor e um prazo, devemos comparar os nossos resultados com algum benchmarking. Basicamente há dois tipos:

  • Benchmarking Interno: São utilizados dados históricos de resultado da própria empresa para comparação;

  • Benchmarking Externo: São utilizados dados de resultados de concorrentes de referência e comparáveis.


Objetivos x Metas


Como você já pôde perceber, a definição da meta está bem mais atrelada aos objetivos que nomeamos como mais específicos, mas qual a relação com os mais amplos, que indicamos como sendo aspiracionais?


Para mostrar essa relação, a metodologia de OKRs (Objective Key Results) é excelente.


Como o proprio nome diz, os Objective Key Results (OKRs) são compostos por objetivos e resultados-chave.

  • Objetivo: assim como mencionamos antes, é o fim que se deseja alcançar;

  • Resultados-chave: são as metas que, se alcançadas, definem que objetivo mais amplo foi atingido.

Logo, no caso dos OKRs, o objetivo é o fim mais amplo e aspiracional que se deseja atingir, e os resultados-chave são as metas, que são compostas por objetivos mais específicos, valores e prazos.


A imagem abaixo mostra essas diferenças de maneira mais clara através de um exemplo de Objective Key Results (OKRs) do Google Chrome:


difenca entre objetivos e metas

Por que é importante saber as diferenças entre objetivos e metas?


Se você não tiver clara essa diferença, muito provavalmente tratará tudo como objetivo, ou seja, não terá indicadores, valores e prazos a serem alcançados bem definidos.


Isso não permitirá tirar boas conclusões em relação a seus resultados e, consequentemente, se precisa tomar alguma medida para melhorá-los.


 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como consultor de gestão na Falconi em projetos no setor público, varejo automotivo, saúde e farmacêutico, com foco na aplicação do PDCA para melhoria dos resultados operacionais. Atualmente é analista na área de operações de marketing na RD Station, onde trabalha na identificação de oportunidades de melhoria no funil de vendas.



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