top of page
Foto do escritorLucas Paz Saffi

Objetivos e Metas: Qual a diferença?

Atualizado: 21 de ago.

Conheça a diferença entre objetivos e metas de uma empresa e entenda como isso é fundamental para a gestão do seu negócio.


Você inúmeras vezes deve ter ouvido colegas falar sobre objetivos e metas de maneira equivalente.


Por mais que essa troca dos termos afete relativamente pouco o entendimento da mensagem em uma conversa, ela pode afetar significativamente a maneira como você acompanha o desempenho do seu negócio.


Do ponto de vista de gestão, saber diferenciar objetivos de metas é fundamental e vamos entender o porquê, mas primeiro vamos entender o que é cada um desses termos de forma separada.


homem e mulher comemorando o atingimento de metas

O que é um objetivo?


Um objetivo é o fim que se deseja alcançar ou realizar. Pode ser amplo, o qual é geralmente aspiracional e possui resultados binários (atingido ou não atingido), como por exemplo:

  • Ser a maior empresa de tecnologia do país;

  • Ser o melhor time de vendas da empresa;

  • Ser a melhor empresa em atendimento ao cliente entre os concorrentes;


Ou pode ser mais específico, o qual costuma ser mais facilmente quantificado. Refere-se ao indicador com o problema que se quer resolver e a tendência do resultado esperado, por exemplo:


Exemplos de objetivos de uma empresa


Exemplos de objetivos pessoais

  • Aumentar minha renda mensal;

  • Diminuir meus gastos com roupas;

  • Aumentar o tempo de leitura diário;

  • Aumentar o número de atividades físicas semanais;

  • Diminuir a quantidade consumida de calorias diárias.


O que é uma meta?


Uma meta é uma especificação em valor e tempo de um objetivo (geralmente mais específico), ou seja, é a composição de um objetivo, um valor e um prazo. Um exemplo de uma meta de uma empresa é:

Exemplo: Aumentar o EBITDA em 5% em 1 ano.
  • Objetivo: Aumentar o EBITDA

  • Valor: em 5%

  • Prazo: em 1 ano

Para definirmos um valor e um prazo, devemos comparar os nossos resultados com algum benchmarking. Basicamente há dois tipos:

  • Benchmarking Interno: São utilizados dados históricos de resultado da própria empresa para comparação;

  • Benchmarking Externo: São utilizados dados de resultados de concorrentes de referência e comparáveis.


Objetivos x Metas


Como você já pôde perceber, a definição da meta está bem mais atrelada aos objetivos que nomeamos como mais específicos, mas qual a relação com os mais amplos, que indicamos como sendo aspiracionais?


Para mostrar essa relação, a metodologia de OKRs (Objective Key Results) é excelente.


Como o proprio nome diz, os Objective Key Results (OKRs) são compostos por objetivos e resultados-chave.

  • Objetivo: assim como mencionamos antes, é o fim que se deseja alcançar;

  • Resultados-chave: são as metas que, se alcançadas, definem que objetivo mais amplo foi atingido.

Logo, no caso dos OKRs, o objetivo é o fim mais amplo e aspiracional que se deseja atingir, e os resultados-chave são as metas, que são compostas por objetivos mais específicos, valores e prazos.


A imagem abaixo mostra essas diferenças de maneira mais clara através de um exemplo de Objective Key Results (OKRs) do Google Chrome:


difenca entre objetivos e metas

Por que é importante saber as diferenças entre objetivos e metas?


Se você não tiver clara essa diferença, muito provavalmente tratará tudo como objetivo, ou seja, não terá indicadores, valores e prazos a serem alcançados bem definidos.


Isso não permitirá tirar boas conclusões em relação a seus resultados e, consequentemente, se precisa tomar alguma medida para melhorá-los.


 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como consultor de gestão na Falconi em projetos no setor público, varejo automotivo, saúde e farmacêutico, com foco na aplicação do PDCA para melhoria dos resultados operacionais. Atualmente é analista na área de operações de marketing na RD Station, onde trabalha na identificação de oportunidades de melhoria no funil de vendas.



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page