top of page
  • Foto do escritorLucas Paz Saffi

EBITDA: o que é e como calcular

Atualizado: 2 de nov. de 2023

O que é o EBITDA


O EBITDA é um indicador fundamental para entendermos a eficiência operacional das organizações. É calculado a partir do resultado da empresa no período em análise, logo, é a partir das informações presentes na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), um dos três principais relatórios financeiros das organizações.


É muito importante para avaliar a saúde financeira da empresa, mas não estão inclusas as dívidas, parte dos ativos da empresa e entradas e saídas do caixa, sendo assim importante avaliar também indicadores relacionados ao Balanço Patrimonial e também o Fluxo de Caixa, os outros dois relatórios dos três principais relatórios financeiros.


Ebook como definir objetivos indicadores metas

O que significa a sigla EBITDA


EBITDA significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, também conhecido como LAJIDA, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização:

  • Juros: Refere-se às receitas (aplicações) e despesas (financiamentos) financeiras das empresas. Da mesma forma que pessoas físicas investem seu dinheiro para receber juros em troca, ou pagam juros quando realizam empréstimos, as organizações também;

  • Impostos: Imposto de Renda e Contribuição social pagos sobre o Lucro obtido;

  • Depreciação: É a desvalorização de bens físicos (tangíveis) de uma empresa, como por exemplo máquinas, veículos, móveis e imóveis, devido ao desgaste ou perda de utilidade por uso, pela ação da natureza ou obsolescência;

  • Amortização: É a desvalorização de bens não físicos (intangíveis) como uma patente por exemplo.

Como calcular o EBITDA


Como exemplo de como calcular o EBITDA vamos utilizar um DRE (Demonstrativo de Resultados) real:


EBITDA calculo
Demonstração de Resultado Consolidado (Fonte: Central de Resultados Hypera)

Na imagem acima, temos todo o resultado da empresa desde a receita até o lucro líquido (Resultado do Exercício). Como vimos anteriormente, o EBITDA nada mais é que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, logo, só precisamos somar esses valores ao resultado do exercício:

EBITDA calculo
EBITDA (Fonte: Central de Resultados Hypera)

Abaixo da linha do EBITDA temos também o EBITDA Ajustado, que é o EBITDA apenas das operações relacionadas às atividades-fim da empresa.


Perceba que poderíamos ter calculado de outra forma o EBITDA, a partir do Resultado Antes das Receitas e Despesas Financeiras poderíamos simplesmente somar o valor das Depreciações e Amortizações, dado que até essa linha não havíamos incluído ainda Imposto de Renda e Contribuição Social e o Resultado Financeiro. A Equação para o 2T21 ficaria dessa forma:


EBITDA Ajustado = Resultado Antes das Receitas e Despesas Financeiras + Depreciações e Amortizações
EBITDA Ajustado = 559,4 + 32,5 = 591,9

Assim, podemos concluir que as Depreciações e Amortizações estão diluídas nas linhas de despesas, logo abaixo do Lucro Bruto.


O valor do EBITDA por si só não nos sinaliza a eficiência das operações da empresa, por esse motivo utilizamos a Margem EBITDA. Ela nada mais é que a relação do EBITDA com a Receita Líquida no período avaliado.


Margem EBITDA = EBITDA / Receita Líquida

margem EBITDA
Margem EBITDA (Fonte: Central de Resultados Hypera)

Na imagem acima temos as marcações para a margem EBITDA e EBITDA Ajustado para o 2º trimestre e 1º semestre de 2020 e 2021. É importante ressaltar também que para avaliar se a margem EBITDA está boa ou não, é fundamental além de observar o resultado histórico, comparar com os demais concorrentes do mesmo setor, dado que setores diferentes possuem patamares diferentes de margem EBITDA.


Ebook como definir objetivos indicadores metas

 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como consultor de gestão na Falconi em projetos no setor público, varejo automotivo, saúde e farmacêutico, com foco na aplicação do PDCA para melhoria dos resultados operacionais. Atualmente é analista na área de operações de marketing na RD Station, onde trabalha na identificação de oportunidades de melhoria no funil de vendas.

bottom of page