top of page
e-readers kindle amazon
  • Foto do escritorCanal Sonho Grande

4 melhores cursos sobre como criar uma startup

Atualizado: há 2 dias

Quer aprender de forma estruturada o passo a passo para criar uma startup?


Organizar algo tão complexo em um único curso é sem dúvida algo desafiador e a melhor alternativa é buscarmos conhecimento nas maiores referências do universo de startups.


Selecionamos 4 cursos que entendemos que são excelentes referências para aprender sobre como criar novos negócios.



1) Startup School - Y Combinator

startup school y combinator

A Y Combinator é considerada a maior aceleradora de startups do mundo, investindo em empresas em estágio inicial.


Algumas das empresas que a Y combinator investiu são: AirBnB, Dropbox, Twitch, Stripe, Reddit, Zapier e Rappi. Nomes bastante conhecidos, não é mesmo?


Nos últimos 15 anos, a aceleradora criou muitos vídeos, podcasts e outros materiais para fundadores de startups e agora consolidou esse conteúdo na Biblioteca Startup YC.


Uma seleção desse conteúdo constitui o currículo básico da Startup School, a plataforma online gratuita e comunidade global para fundadores.


2) Disciplined Entrepreneurship


O livro Disciplined Entrepreneurship, o qual apresenta 24 etapas ao longo do processo de criação de startups, foi escrito por Bill Aulet.



Bill Aulet é professor na MIT Sloan School of Management, um premiado educador, autor e teve uma carreira bem-sucedida de 25 anos trabalhando na IBM e como empreendedor em série por três vezes.


Durante esse tempo, ele levantou diretamente mais de cem milhões de dólares e, mais importante, criou centenas de milhões de dólares em valor para o acionista por meio de suas empresas.


O livro Disciplined Entrepreneurship foi traduzido para mais de 18 idiomas e foi o conteúdo de três cursos online do edX que foram realizados por centenas de milhares de pessoas em 199 países diferentes. Você pode assistir a todas as aulas gratuitamente clicando nos links abaixo:

Temos também publicações que falam com mais profundidade sobre cada uma das etapas desse processo de criação de uma empresa.


3) Entrepreneurial Operations: Launching a Startup

entrepreneurial operations babson collage edx

De forma simplificada, operações são todos os recursos, atividades, processos e sistemas que são necessários para criar e fornecer produtos e serviços valiosos aos seus clientes.


Planejar de forma adequada as operações da sua startup é o grande foco do curso Entrepreneurial Operations: Launching a Startup.


O curso Entrepreneurial Operations: Launching a Startup também está disponível na plataforma edX e foi produzido pela Babson Collage, classificada pela U.S. News and World Report como a melhor universidade do mundo para o empreendedorismo.


4) How to Build a Startup

how to build a startup udacity

Steve Blank desenvolveu a metodologia Customer Development, que lançou as bases para o movimento Lean Startup.


Em uma introdução aos fundamentos dessa metodologia, Steve Blank fornece no curso How to Build a Startup uma visão das principais etapas necessárias para construir uma startup de sucesso.


A ideia principal é aprender a desenvolver e testar ideias rapidamente, reunindo grandes quantidades de feedback do cliente e do mercado.


Muitas startups falham por não validar suas ideias desde o início com clientes da vida real. Para mitigar isso, será apresentado como pesquisar os verdadeiros pontos fracos e as necessidades não atendidas dos clientes.


Somente com isso o empresário pode encontrar uma solução adequada e estabelecer um modelo de negócio adequado.

Comments


bottom of page