top of page
e-readers kindle amazon
  • Foto do escritorCanal Sonho Grande

Aceleradora e incubadora de startups: qual a diferença?

Atualizado: há 2 dias

Você provavelmente já ouviu falar dos termos, mas de fato você sabe qual a diferença entre uma incubadora e aceleradora de startups? Nesse post vamos falar sobre a finalidade de cada uma delas e como podem ajudar sua empresa.



O que é Incubadora de Startups


As incubadoras tem o objetivo de auxiliar Startups em seu estágio inicial, quando ainda estão entre o processo de ideação e validação da ideia. Elas visam preparar as Startups para apresentar de forma confiante seu Pitch a investidores para levantarem capital.


Ao fazerem parte de uma incubadora, as empresas tem maior liberdade para pivotar sua ideia caso necessário ou reformular seu modelo de negócios, para que seja possível desenvolver um produto ou serviço que esteja pronto para ir ao mercado. Nessa etapa diversos testes são realizados juntamente com o cliente afim de que se desenvolva um produto que realmente atenda a demanda de uma parcela do mercado.


As incubadoras proporcionam ótimos benefícios para o desenvolvimento inicial da empresa, como a troca de conhecimento com outros empreendedores e realização de oficinas de finanças, gestão de pessoas, marketing e tecnologia por exemplo, conhecimentos fundamentais ao longo de toda a jornada do empreendedor.


O que é Aceleradora de Startups


Como você pode perceber, as incubadoras visam auxiliar no desenvolvimento da ideia até a empresa estar pronta para efetivamente começar a comercializar o seu produto. Por outro lado, as aceleradoras visam, assim como o nome diz, acelerar o crescimento da empresa.


Existem diferentes formas que as aceleradoras auxiliam nessa tarefa, como o aumento de conhecimento e auxílio nas tomadas de decisão através de mentorias com grandes empreendedores do mercado e segmento de atuação da Startup, convívio com outros empreendedores da aceleradora que já estão em um estágio mais avançado de crescimento e também através do auxílio na obtenção de investimentos para alavancar o negócio.


Logo, se sua empresa ainda não tem uma ideia e um plano de negócios validado, uma incubadora é a melhor opção. Caso já esteja estruturada e buscando crescimento, a aceleradora é a opção ideal.


Comments


bottom of page