top of page
  • Foto do escritorCanal Sonho Grande

Diferença entre Startup e Scale-Up

Atualizado: 11 de set. de 2021

Você muito provavelmente já ouviu falar dos termos Startup e Scale-Up em contextos muito parecidos, o que consequentemente dificultou o entendimento de suas diferenças.


diferença entre startup e scale-up

Esses dois termos se referem a estágios distintos das empresas, sendo Startup o estágio inicial e Scale-Up o posterior. Basicamente as definições para cada um dos termos são:


O que é Startup


Uma startup é uma empresa em estágio inicial que tem como principal objetivo encontrar o product-market fit, que significa a busca por um produto ou serviço que realmente resolva o problema de um segmento do mercado de forma sustentável. É o momento em que o valor do produto ou serviço é percebido por uma parcela significativa do mercado.


Dessa forma, uma startup busca encontrar um modelo de negócio que permita o crescimento acelerado. Isso a diferencia de uma pequena ou média empresa tradicional, que não necessariamente visa o crescimento, mas sim o lucro na maioria das vezes no curto prazo, enquanto que diversas startups levam anos até darem o seu primeiro lucro.


O que é Scale-Up


Scale-Up é uma empresa que já validou seu produto com algum segmento de clientes e já provou que é um negócio sustentável (já atingiu o product-market fit), logo, assim como o nome diz, seu objetivo é escalar, em outras palavras, crescer.


Apenas com essa definição seria bastante difícil identificar se uma empresa ainda é uma Startup ou já pode ser considerada uma Scale-Up, para auxiliar nisso, existem critérios que facilitam essa classificação. De acordo com a Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), uma Scale-Up é uma empresa que possui uma média de crescimento anual de 20% nos últimos 3 anos com pelo menos 10 colaboradores no início do período.


Fontes: Forbes, NerdWallet


Icons Made by Freepik from Flaticon


Comments


bottom of page