top of page
e-readers kindle amazon
  • Foto do escritorCanal Sonho Grande

8 Livros Recomendados por Elon Musk: bilionário fundador da Tesla e SpaceX

Atualizado: há 2 dias

Conheça 8 livros recomendados por Elon Musk, empresário fundador da Tesla e SpaceX que possui mais de US$ 197.3 bilhões de dólares segundo a Forbes (25/05/24).




Ao invés de recomendar apenas livros de negócios, Elon Musk recomenda livros dos mais diferentes tipos, principalmente aqueles que falam sobre o futuro. Futuro que certamente ele está ajudando a construir através das suas empresas, como por exemplo:


  • Tesla: fabricante de carros elétricos. Conheça a história dessa montadora que é uma das maiores do mundo.

  • SpaceX: 1ª empresa privada a construir uma espaço nave e levar pessoas ao espaço

  • Hyperloop: meio de transporte que visa levar as pessoas por longas distâncias até 1.200 quilômetros por hora (km/h);

  • Neuralink: desenvolvedora de chips que poderão ser implantados nos cérebros de seres humanos, permitindo a interação direta com computadores e tratamento de pessoas tetraplégicas e de doenças como o Alzheimer;

  • Starlink: Oferece acesso à internet de qualidade em locais remotos, como áreas rurais;

  • The Boring Company: Companhia de infraestrutura e de construção de túneis;

  • SolarCity: Empresa que cria soluções para armazenamento de energia elétrica renovável.

Como podemos ver, Elon Musk não é uma pessoa qualquer. Ao ser perguntado como aprendeu a construir foguetes, ele respondeu:


“Eu Leio Livros”.

E agora, vamos conhecer 8 livros recomendados por esse grande empreendedor!


Recomendado por Elon Musk e Bill Gates, o livro Superinteligência busca responder se será possível construir uma inteligência artificial (também conhecida como IA), que seja sustentável e não implique no fim da nossa espécie.


Por mais que pareça um pensamento um pouco extremo, considerando os diversos benefícios gerados hoje através da inteligência artificial, o autor desconstrói o pensamento de que isso se manterá de certeza no futuro.


É feito o questionamento se a inteligência artificial segue o padrão evolutivo da espécie humana e se é capaz de replicar a nossa mente. Se isso for possível, o potencial dessa superinteligência será inimaginável e possivelmente incontrolável dependendo da situação.


Logo, se não for possível a superinteligência associar valores humanos a suas decisões, péssimas medidas podem ser tomadas por ela e que prejudiquem o bem-estar humano.



Neste livro, Max Tegmark, professor do MIT, descreve os avanços da inteligência artificial e mostra como ela poderá afetar nossas vidas de diversas formas.


A IA já automatiza e certamente irá automatizar ainda mais tarefas. O autor traz reflexões de como podemos construir um futuro mais próspero por meio da automação sem deixar as pessoas sem renda ou propósito.


Além disso, conforme problemas mais complexos tentam ser solucionados através da IA, sistemas ainda mais robustos serão necessários. Como iremos construí-los de modo que funcionem corretamente e sem risco de serem hackeados?


Max também apresenta reflexões relevantes em relação aos riscos do uso de armas autônomas em guerras e também o desenvolvimento de uma IA tão inteligente que poderemos perder o controle.


Assim como o livro superinteligência, Vida 3.0 traz pontos muito relevantes em relação ao impacto da IA em nossas vidas.



3 e 4. Biografia de Steve Jobs e Benjamin Franklin

Elon musk disse durante uma entrevista que gosta bastante de ler biografias. Acredita que várias lições podem ser tiradas a partir desse tipo de leitura.


Duas biografias citadas pelo empresário, ambas escritas por Walter Isaacson, foram a de Steve Jobs e de Benjamin Franklin.


Steve Jobs como todos sabemos, fundou a Apple, empresa atualmente com valor de mercado superior a 2,9 trilhões de dólares (25/05/2024).


Benjamin Franklin foi um dos maiores nomes da história americana. Participou ativamente na independência dos Estados Unidos, além de ter contribuições como cientista, como a criação do para-raios e lentes bifocais.


Acesse o as Biografias de Steve Jobs e Benjamin Franklin na Amazon.


Peter Thiel construiu várias empresas inovadoras, e “De zero a um” mostra como”. Foi assim que Elon Musk descreveu o livro escrito pelo investidor com fortuna avaliada de 6,8 bilhões de dólares segundo a Forbes em 2024.


Peter foi um dos fundadores do Paypal e também um dos primeiros investidores do Facebook.


No livro, o autor apresenta o conceito de zero a um. Ele fala que empresas que fazem mais do mesmo, saem de 1 para n, enquanto as realmente inovadoras de 0 para 1. São essas empresas que realmente resolvem um problema único ou de forma única e que alcançam lucros muito maiores que as demais e conseguem manter sua hegemonia e crescimento.



Mercadores da dúvida conta a história de como um grupo de cientistas com profundas conexões na política e na indústria, conduziu campanhas para enganar o público e negar conhecimento científico dos efeitos negativos do cigarro até a veracidade do aquecimento global.


Esses cientistas mal-intencionados ganharam espaço na mídia, disseminaram dúvidas para temas já consolidados. Até mesmo programas de financiamento também foram usados para estimular pesquisas que gerassem incertezas e ceticismo nas pessoas, promovendo uma luta da ciência contra a ciência.



Para aqueles curiosos em relação a quais livros ajudaram Elon Musk a aprender a construir foguetes, os dois principais livros relacionados ao tema são:


Elon Musk utilizou esse livro para entender sobre design estrutural de foguetes. Foi isso que o fez entender o básico da ciência que o ajudou a desenvolver a SpaceX.


"É muito, muito bom se você quiser uma cartilha sobre projeto estrutural", comentou Musk em entrevista a uma rádio dos Estados Unidos.



O autor, John D. Clark foi um químico norte-americano ativo no desenvolvimento de combustível para foguetes entre os anos 1960 e 1970. Musk diz ter usado as lições da obra quando estava produzindo o sistema do foguete Falcon Heavy, da SpaceX.




Comments


bottom of page