top of page
e-readers kindle amazon
  • Foto do escritorCanal Sonho Grande

5 livros de negócios recomendados por Jeff Bezos

Atualizado: há 2 dias

Com mais de 1 milhão de funcionários, receita anual de mais de US$ 385 bilhões (2020) a Amazon é o maior ecommerce do planeta.


Por trás desse grande sucesso temos o homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, com uma fortuna avaliada hoje de US$ 191 bilhões.


Para construir a Amazon, é óbvio que Jeff teve que aprender muito, mas quais livros ele considera que mais construibuíram para seu crescimento?


Nesse post vamos falar sobre 5 livros que Jeff Bezos recomenda e que todos deveriam ler.



1. Feitas para Durar

Conhecido como o livro de negócios de Jeff Bezos, Feitas para Durar mostra as conclusões de 6 anos de pesquisa quanto as principais características que tornam as empresas duradouras.


Jim Colins e Jerry P. analisaram 18 empresas excepcionais com idade média de 100 anos e superam o mercado de ações por um fator de 15 desde 1926.


Eles conseguiram distinguir o que diferenciou as empresas visionárias das demais. Nesse livro, eles mostram os resultados desse estudo e alguns mitos do mundo corporativo:


  • Mito 1: É preciso uma grande ideia para criar uma grande empresa

  • Mito 2: As empresas visionárias precisam de líderes visionários e carismáticos

  • Mito 3: As empresas mais bem-sucedidas existem fundamentalmente para maximizar os lucros

  • Mito 4: Empresas visionárias compartilham um conjunto de valores “corretos”

  • Mito 5: A mudança é a única constante

  • Mito 6: As melhores empresas são ótimos lugares para trabalhar, para todo mundo

  • Mito 7: As organizações devem contratar CEOs externos para estimular mudanças fundamentais

  • Mito 8: As empresas mais bem-sucedidas focam em superar a concorrência


2. Dilema da Inovação


Dilema da Inovação é um dos livros de negócios mais influentes do mundo.


Clayton M. mostra como até mesmo as empresas que fazem tudo certo podem perder a liderança de mercado e explica como boa parte das empresas não acompanha as novas ondas de inovação.


No livro, são mencionados dois tipos de inovação: Inovação incremental e Inovação Disruptiva.


A Inovação Incremental são as melhorias graduais costumeiramente realizadas pelas empresas. Podemos ver isso muito em empresas fabricantes de carros e celulares, que estão constantemente lançando novos modelos e melhorias.


A Inovação Disruptiva é basicamente trazer uma grande mudança para o mercado, a ponto de trazer uma tecnologia que estava na mão de poucos para muitos. Como o caso do SMS e Whatsapp, Taxis e Uber, Locadoras e o Netflix.


A maioria das empresas foca na Inovação Incremental e muitas vezes esquece da necessidade de realizar uma Inovação Disruptiva, permitindo que empresas novas impactem fortemente seu mercado e consequentemente seus resultados.

3. Sam Walton: Made In America


Sam Walton é fundador da Walmart, a maior rede de lojas varejista do mundo.


No livro Made In America, Sam Walton conta a sua própria história expondo sua própria perspectiva ao longo de sua trajetória de sucesso.


Além dos datalhes da sua trajetória, são mencionados princípios fundamentais da cultura da Walmart, sendo um deles a Frugalidade, muito presente na cultura da Amazon.


Destacamos esse e mais 8 aspectos da cultura da Amazon em outra publicação onde comentamos sobre 9 princípios de gestão do maior ecommerce do mundo.

4. A Lógica do Cisne Negro

Nassim Taleb descreve um evento altamente imprevisível e impactente como um cisne negro e explica o quanto eventos assim são a base para tudo o que acontece no mundo.


Eventos como crises globais, atentados terroristas em grande escala, como o de 11 de setembro, são exemplos de cisnes negros que são praticamente impossíveis de serem previstos.


Por serem eventos altamente inesperados, destaca-se no livro que especialistas podem ser mais cegos a Cisnes Negros em suas áreas por focarem demais em dados e fatos e não visualizarem tendências menos óbvias.


No livro A Lógica do Cisne Negro, são apresentadas ferramentas que nos permitem lidar melhor com eventos como esses e como tirar proveito deles.


5. Rework

Mencionado por Jeff Bezos como um livro de abordagem tão bem sucedida quanto contra-intuitiva, Rework apresenta uma maneira bem menos convencional de desenvolvermos um negócio de sucesso.


Quando alguém quer montar uma empresa é bastante comum recebermos o conselho de montarmos um plano de negócios, analisarmos o mercado e estudarmos a concorrência. Basicamente nos preparamos muito antes de colocar a mão na massa.


De acordo com Jason Fried, fundador do basecamp, é necessário de muito menos para empreender. No Livro, ele traz maiores detalhes e fundamentos por trás dessa conclusão.



Comments


bottom of page