top of page
  • Foto do escritorCanal Sonho Grande

5 Livros Recomendados por Warren Buffett

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Warren Buffett é um dos mais bem-sucedidos investidores e empreendedores da história, com uma fortuna avaliada em mais de US$ 100 bilhões segundo a Forbes.


Buffett é o CEO da Berkshire Hathaway, uma holding que detém participações em empresas como a Coca-Cola, a American Express e a Apple, além de ser um filantropo generoso, tendo prometido doar grande parte de sua fortuna para instituições de caridade.


Warren Buffett é conhecido por ser um ávido leitor, e frequentemente recomenda livros que ele acredita serem úteis para empreendedores e investidores. Ler os livros recomendados por Buffett pode ser uma ótima maneira de aprender com sua vasta experiência em investimentos e negócios, além de obter insights valiosos sobre sua abordagem única de investimento e filosofia de vida.



1. Sonho Grande

Warren Buffet disse uma vez: "Meu amigo – e agora sócio – Jorge Paulo e sua equipe estão entre os melhores homens de negócios do mundo. Ele é uma pessoa fantástica e sua história deveria ser uma inspiração para todos os brasileiros, assim como é para mim".


Sonho Grande, livro escrito por Cristiane Correa, conta a trajetória de três dos maiores empreendedores brasileiros: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. O livro mostra como eles transformaram suas empresas em gigantes globais, como a AB InBev, Burger King e Kraft Heinz, através de uma abordagem única de gestão baseada em meritocracia, eficiência e cultura empresarial.


É uma leitura essencial para quem busca inspiração e insights sobre como construir uma empresa de sucesso, mesmo em um ambiente de negócios desafiador.



2. A Marca da Vitória


A Marca da Vitória, de Phil Knight, é a fascinante história do fundador da Nike, desde suas origens humildes até a construção de uma das marcas mais reconhecidas do mundo.


Aos 24 anos, Phil Knight decidiu que queria criar algo próprio e diferente. Com um empréstimo de 50 dólares de seu pai, ele fundou a Nike em 1963, importando tênis de alta qualidade e baixo custo do Japão. Embora tenha conseguido vender rapidamente todos os seus calçados das primeiras encomendas, o caminho para tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas, inovadoras e rentáveis do mundo não foi fácil. Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis, bem como dos seus muitos triunfos e golpes de sorte.


O livro é uma mistura de memórias pessoais, aventuras empresariais e insights sobre liderança e inovação. É uma leitura ótima para qualquer empreendedor que queira aprender como superar desafios, perseverar e criar algo que impacte o mundo.




3. Aventuras Empresariais

Aventuras Empresariais é o livro de negócios favorito de Warren Buffet, além de também ser recomendado pelo grande empresário Bill Gates. É um conjunto de 12 histórias de grandes empresas, como a Ford, General Electric e a Xerox.


John Brooks usa essas histórias para explorar temas importantes no mundo dos negócios, como inovação, liderança, gestão financeira, riscos e resiliência. Ele descreve as falhas e os triunfos desses empreendedores, mostrando como eles superaram obstáculos e conseguiram se destacar em um mercado altamente competitivo.


Embora o livro envolva decisões de negócios da década de 60 e que muitas coisas mudaram desde então, os fundamentos continuam inalterados e são tão atuais hoje quanto há mais de 50 anos atrás.



4. O Investidor Inteligente


De acordo com Warren Buffet é de longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito. O livro foi publicado pela primeira vez em 1949 e até hoje protege os investidores de cometer erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo no mercado de ações.


O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, é um clássico da literatura de investimentos. O livro é uma leitura essencial para qualquer pessoa que queira investir de forma inteligente e segura. Graham ensina os princípios da análise de investimentos, incluindo como avaliar empresas e como identificar oportunidades de investimento. É uma leitura fundamental para quem busca segurança e solidez em seus investimentos.



5. Jack Definitivo

Em sua carta aos acionistas de 2001, Warren Buffet recomendou o incrível livro Jack Definitivo, Segredos do Executivo do Século. Jack Welch foi CEO da GE (General Electric) por quase 20 anos e nesse livro compartilha os principais conhecimentos adquiridos ao longo da sua caminhada como líder de uma das maiores empresas do mundo.


O livro é repleto de insights sobre liderança, gestão de equipe, estratégia empresarial e cultura organizacional. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira aprender com um dos mais bem-sucedidos líderes empresariais do século XX.


Comments


bottom of page