top of page
  • Foto do escritorCanal Sonho Grande

High Level Product Specification: defina a primeira versão do seu produto

Atualizado: 3 de nov. de 2022

O que é High Level Product Specification


High Level Product Specification é um termo utilizado por Bill Aulet em seu livro Disciplined Entrepreneurship, e que se refere a etapa posterior ao desenvolvimento do Full Life Cycle User Case, também conhecida como a jornada do cliente.


O High Level Product Specification é uma representação visual do produto a ser desenvolvido, ou seja, nada mais é do que um conjunto de imagens e descrições que representem o funcionamento do produto, suas features e acima de tudo de que formas agrega valor ao Beachhead Market diminuindo suas principais dores (Pain Ponts). Isso pode ser consolidado através de imagens, desenhos, powerpoints ou até pequenos vídeos.


Essa etapa é bastante importante para que todos do time tenham clareza do funcionamento e proposta de valor do produto e, principalmente, seja feita uma avaliação junto com as personas.


Assim como mencionamos antes, a ideia nessa etapa é que essa avaliação seja feita através de forma apenas visual preferencialmente e que contenha relativamente poucos detalhes. O objetivo é que não seja despendido tempo no desenvolvimento de site, código ou hardwares, os quais tem o risco de não serem bem recebidos pelas personas, que é a situação mais provável.


Além disso, de acordo com Bill Aulet, é bastante comum as pessoas se apegarem emocionalmente àquilo que desenvolvem, ou seja desenvolver um produto com um design lindo para essa primeira versão pode dificultar o recebimento de feedbacks dos usuários e, consequentemente, da melhoria do produto de forma mais rápida e que realmente agregue valor.


Para conseguir apresentar e compreender o funcionamento de alguns produtos pode ser necessário apresentações um pouco mais práticas, além das visualizações. Ainda mais hoje em dia onde soluções que utilizam realidade aumentada e que trabalham com nossas sensações (tato) tem crescido rapidamente.


Não há problema em realizar alguma apresentação ou demonstração, contanto que se mantenha algo simples e que não custe tempo precioso da equipe.


Exemplo de High Level Product Specification


Para conseguirmos avaliar melhor o output dessa etapa do desenvolvimento do negócio, incluímos abaixo um exemplo simples de como poderia ser parte do high level product specification de uma plataforma SaaS para acompanhamento de projetos, como Asana ou Trello:

high level product specification example

Perceba que é definitivamente um desenho de como se imagina o produto e descrições dos benefícios. Com essa primeira versão consolidada, é o momento de conversar com usuários e avaliar se o formato atende suas necessidades e, principalmente, quais outras oportunidades de melhoria podem ser implementadas antes da equipe colocar a mão na massa e começar a produzir a primeira versão do produto.

Komentarai


bottom of page