top of page

7 Lições profissionais que marcaram minha carreira

Atualizado: 29 de mai.

Muito provavelmente, assim como eu, você tirou diversas lições ao longo da sua jornada profissional. Lições que muitas vezes já sabiamos que eram relevantes, mas que, apartir da experiência profissional, vimos de forma ainda mais evidente suas importâncias.


Eu tive a felicidade nesses quase 5 anos de carreira de trabalhar como consultor na Falconi, uma das maiores consultorias de gestão do Brasil, e, atualmente, na RD Station, empresa líder na venda de software para automação de marketing e vendas na américa latina. Além de trabalhar em projetos pessoais, sendo um deles o Canal Sonho Grande.


A partir dessas experiências profissionais busquei listar nesse post alguns dos maiores aprendizados que eu tive ao longo dessa trajetória e que certamente me tornaram um profissional muito melhor. Espero que essas lições também te ajudem a evoluir profissionalmente.


dois homens andando no escritorio


1. Foque em ações que geram resultado


Não basta fazer muitas ações, precisamos fazer coisas que gerem resultado. Parece óbvio né? Mas aposto que alguma vez você já fez um plano de ação com diversas linhas com “planejar”, “projetar” ou “analisar”.


Planejamento, projeções e análises por si só não trazem resultado nenhum, precisam vir acompanhadas com uma ação ou decisão que gere resultado de verdade.


Por ter trabalhado quase 3 anos como consultor de gestão, um trabalho que envolve muita análise e planejamento, sempre tive a tendência a evitar tarefas executoras nos meus projetos pessoais. Me sentia sempre mais a vontade trabalhando em frente a planilhas do que colocando a mão na massa.


Isso certamente foi um erro que cometi por bastante tempo, mas que hoje consigo me policiar.


2. Evite utilizar muito tempo estimando resultados quase impossíveis de estimar


Tentar estimar resultados de ações que possuem milhares de variáveis ou se basear em dados que não tem significância estatística ajuda, muitas vezes, a trazer apenas uma falsa sensação de previsibilidade.


Negócios pequenos que mal tem tráfego no site precisam executar mais ações que geram resultado do que analisar. No mundo de hoje, onde temos inúmeras ferramentas com milhares de dados e métricas, é bem fácil se perder nisso e querer analisar e estimar o impacto de tudo que fazemos.


Fazer estimativa de quanto de resultado cada ação realizada provavelmente irá trazer para o negócio é fundamental, mas não faz sentido despender muito tempo nisso em atividades muito imprevisíveis ou sem histórico confiável.


3. Existe praticamente sempre um delay entre ação e resultado


Não existe resultado instantâneo. O que colhemos hoje é resultado de ações de meses ou até anos atrás. Por isso paciência e disciplina são tão importantes.


Empresas grandes vendem hoje, muitas vezes, simplesmente porque têm uma marca forte e confiável, o que faz com que sejam procuradas pelas pessoas. Isso é um resultado de longo prazo que a empresa colhe hoje e que foi plantado durante anos.


Isso se aplica também a evolução ao longo da carreira. Um funcionário é promovido quando já está performando no nível esperado para receber a promoção a algum tempo, não no momento que ocorre a transição apenas.


4. Foque em ações que rendem juros


Precisamos investir em projetos e ações que rendem juros, tanto na vida pessoal quanto profissional, e não estou falando apenas sobre dinheiro.


Por exemplo, desenvolver um negócio que não dependa diretamente do seu tempo rende juros quando você não trabalha. Há alguns anos atrás isso só era possível contratando muitas pessoas, hoje a tecnologia reduz absurdamente esse gasto e devemos saber aproveitar isso da melhor forma.


Cuidar da saúde pagando uma boa academia, nutricionista, alimentação rende ótimos juros. Você ganha resultado mais rápido, começa a ser notado pelas pessoas, ganha confiança tanto na vida pessoal quanto profissional, tem menos preocupações em relação a problemas de saúde futuros.


5. Análise com confiança que a decisão está correta, não o número


Tenho muita convicção de que a grande maioria das análises feitas pelas empresas resultam em números errados. Coletar dados sem erros é praticamente impossível, ainda mais garantir que a análise está estatisticamente 100% correta.


Isso em si não é um problema, contando que a interpretação e a decisão tomada a partir do resultado não seja afetada. O problema não esta em errar o valor final, o problema está em errar tanto a ponto de tomar uma decisão errada.


Não se atenha tanto ao valor final de uma análise, mas tenha confiança que está apontando pra direção correta.


6. Em algum momento precisamos parar de querer fazer tudo sozinho


Quando temos um projeto pessoal temos a tendência de querer fazer tudo sozinho, seja para que fique da forma como gostamos ou para evitar gastos.


Porém, se realmente quiseremos ganhar alguma escala, precisamos contratar outras pessoas para executar atividades extremamente manuais, principalmente aquelas que sozinhas não geram resultado nenhum e que provavelmente são fáceis de achar alguém que faz mais rápido e melhor do nós.


7. Aplique o princípio 80/20 em tudo que faz


O princípio 80/20 basicamente diz que 80% dos resultados são provenientes de 20% das causas, por exemplo: 80% da receita das empresas costumam vir de 20% dos seus produtos; 80% do tráfego de um site vem de 20% das suas páginas.


Assim como nos exemplos, geralmente pensamos nesse princípio quando estamos realizando algum tipo de análise, mas não percebemos que na verdade esse princípio se aplica ao tempo que dedicamos a tudo que fazemos.


"Será que eu realmente precisava de todo aquele tempo para lançar o meu site?" ou "será que eu realmente não podia ter começado a vender o meu produto antes?". Essas são algumas perguntas válidas em momentos que sentimos que levamos mais tempo que o necessário para executar algo.


Isso nada mais é do que entender se realmente focamos nos 20% que nos trouxe 80% dos resultados que desejávamos.


Tenho a sensação muitas vezes que podemos reduzir drasticamente o tempo despendido em algumas atividades que realizamos e colher um resultado muito parecido.


Lições que marcaram minha carreira


Em resumo, ao longo da minha jornada profissional, aprendi uma série de lições valiosas que moldaram a minha abordagem e me tornaram um profissional mais eficaz. Minhas experiências na Falconi e na RD Station, bem como meus projetos pessoais, contribuíram para essas lições.


A importância de focar em ações que geram resultados tangíveis, evitar perder tempo estimando resultados incertos, compreender o atraso entre ação e resultado, investir em ações que geram juros, confiar na direção correta em vez de números perfeitos, não tentar fazer tudo sozinho, e aplicar o princípio 80/20 em todas as atividades são princípios que se mostraram fundamentais.


Essas lições não apenas aprimoraram minha eficiência profissional, mas também a maneira como encaro desafios e projetos. Tenho a convicção de que, ao considerar e aplicar essas lições em sua própria carreira, você também poderá evoluir e alcançar resultados significativamente melhores.

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page