Fases de Crescimento de Startups SaaS: Triple, Triple, Double, Double, Double (T2D3)
Atualizado: 28 de mai.
Você provavelmente ao ler o título desse post estranhe muito o termo "Triple, Triple, Double, Double, Double". O termo se popularizou após a publicação do artigo The SaaS Adventure, escrito por Neeraj Agrawal.
Nesse post, Neeraj comenta que Startups SaaS podem crescer em velocidades bastante distintas, mas que certamente uma boa referência é o que nomeou de T2D3. O termo basicamente é uma referência à velocidade que uma Startup SaaS deve crescer sua receita anual recorrente. Nos dois primeiros anos deve triplicar a receita a cada ano, e nos três anos seguintes deve duplicar.
Esses valores de crescimento levantados por Neeraj se basearam em crescimentos de empresas bastante conhecidas como SalesForce e Zendesk. O gráfico abaixo mostra como se comportou o crescimento de receita anual para cada uma das empresas:
Como você pode perceber, as 7 empresas analisadas tiveram uma média e mediana de crescimento de receita anual de pelo menos 3x nos dois primeiros anos, enquanto que nos demais anos de 2x.
Cada etapa do crescimento possui um foco diferente para a Startup, conforme o tamanho da empresa varia significativamente ao longo dos anos, suas prioridades acabam mudando também. Neeraj descreveu 7 etapas do crescimento.
7 etapas para realizar o crescimento T2D3
1. Atingimento do Product-Market Fit
Nesse primeiro estágio da Startup o grande objetivo é entender os maiores Pain Points dos clientes e garantir que a solução proposta consegue aliviar essas dores. Não há uma maneira clara de identificar quando a empresa atingiu o Product-Market Fit, mas uma alternativa é perguntar para os clientes atuais quais são suas principais dores aliviadas pelo produto. No momento que a resposta dos clientes for muito similar, provavelmente a empresa atingiu o Product-Market Fit.
2. Atingimento de US$ 2 Milhões em ARR
ARR (Annual Recurring Revenue) é o total de receita que se obteria em um ano, considerando a base total de clientes atuais e o ticket médio pago. O grande objetivo é alcançar os primeiros clientes que juntos tragam um ARR de pelo menos US$ 2MM, ou seja, é uma fase que os fundadores atuam diretamente nas vendas e que o pitch e estratégia do funil de vendas estão sendo desenvolvidos.
3. Triplicar para US$ 6 Milhões em ARR
Esse é o primeiro ano da referência T2D3, logo, o objetivo é triplicar a receita em 3x. Para atingir esse resultado, tanto os fundadores podem continuar trabalhando no fechamento das vendas, o que Neeraj nomeia como a abordagem do herói, ou também o estabelecimento de uma equipe de vendas. A primeira abordagem é insustentável para o crescimento da empresa, a segunda pode ser bastante desafiadora de implementar, mas pode trazer grandes benefícios no médio e longo prazo.
4. Triplicar para US$ 18 Milhões em ARR
Essa etapa é onde recomendações de clientes atuais começam a contribuir para o funil de vendas e os fundadores buscam se desprender da operação. De acordo com Neeraj, é um dos grandes milestones a ser atingido pela Startup, visto que é isso que permitirá que a empresa tenha escalabilidade.
5. Duplicar para US$ 36MM em ARR
Nesse estágio a equipe de vendas deve possuir já entre 20 e 30 representantes e de 3 a 5 gerentes. Com uma equipe de vendas mais consolidada é momento de dar os primeiros passos para expansão internacional.
6. Duplicar para US$ 72 Milhões em ARR
Momento de avaliar a necessidade de definir um diretor responsável pelas vendas em diferentes países ou regiões do mundo e também dar os primeiros passos no desenvolvimento de vendas através de empresas parceiras.
7. Duplicar para US$ 144 Milhões em ARR
É a última etapa do modelo T2D3, onde a empresa visa duplicar sua receita anual recorrente para US$ 144MM e começa a sonhar em se tornar um unicórnio e a realizar um IPO. Pós essa etapa, Neeraj acredita que o próximo passo seja atingir o US$ 1 Bilhão em ARR.
Além de seguir essas etapas, um grande norte para Startups SaaS já consolidadas é a utilização da regra dos 40% para avaliar sua saúde de seu crescimento.
Fonte: Techcrunch, The SaaS Adventure, Neeraj Agrawal
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