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O que é a matriz SWOT e como aplicar em sua empresa

Foto do escritor: Lucas Paz SaffiLucas Paz Saffi

Atualizado: 8 de jun. de 2024

A matriz SWOT, em português também conhecida como matriz FOFA, é um framework utilizado na execução ou revisão do planejamento estratégico das organizações. Auxilia na avaliação da competitividade e principais pontos a serem desenvolvidos em uma empresa.


Esse framework surgiu na década de 60 durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford com o americano Albert Humphrey.


pessoas em uma reuniao de trabalho

SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Esses quatro campos também podem ser divididos em dois, os internos (Forças e Fraquezas) e os Externos (Oportunidades e Ameaças).


Para a consolidação da Matriz SWOT, uma equipe deve ser reunida, preferencialmente uma que englobe diferentes áreas da organização e, a depender do tamanho do negócio, diferentes níveis hierarquicos. Dessa forma, é possível mapear o máximo de ideias para cada um dos campos, os quais nortearão os próximos passos do planejamento e execução da estratégia da organização.


Faça o download da Matriz SWOT para preencher em PDF e Powerpoint


Clique na imagem abaixo para acessar o material:


matriz swot download para preencher

Fatores Internos


Strengths (Forças): São as forças que uma organização possui, como por exemplo: lealdade dos clientes, tecnologia desenvolvida, forte balanço financeiro, força da marca e bons fornecedores.


Weaknesses (Fraquezas): São as fraquezas da organização, alguns exemplos são: baixa retenção de clientes, valores muito alto pagos a fornecedores, marca ainda pouco conhecida, baixa presença digital, oferta de pouca variedade de produtos em comparação com a concorrência.


De forma resumida, os fatores internos, forças e fraquezas, são referentes a resultados ou atividades com destaque positivo ou negativo realizados pela organização. Os seguintes critérios podem nortear os principais pontos a serem pensados:

  • Presença e Reputação da Marca

  • Recursos Financeiros

  • Recursos Humanos

  • Capacidade de Produção

  • Marketing e Vendas

  • Fornecedores

  • Ativos

  • Conhecimentos Fundamentais (Ex: boas práticas de gestão ou utilização e desenvolvimento de novas tecnologias)

  • Localização


Fatores Externos


Opportunities (Oportunidades): São fatores externos que indicam clara oportunidade para organização adquirir vantagem competitiva, como: expansão para outros mercados, diversificação de produtos ou serviços e desenvolvimento de novas tecnologias.


Threats (Ameaças): Ameaças provenientes do ambiente externo, como: mudança de leis que regulamentam a produção ou execução de determinado serviço ou até aumento de impostos, produtos dos concorrentes com alto crescimento no mercado e novas tendências de consumo.


Logo, fatores externos, oportunidades e ameaças, são possíveis ações ou mudanças de comportamento de:

  • Consumidores

  • Orgãos reguladores

  • Concorrentes

  • Fornecedores

  • Entidades de Classe

  • Natureza (Ex: Covid)


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