A matriz SWOT, em português também conhecida como matriz FOFA, é um framework utilizado na execução ou revisão do planejamento estratégico das organizações. Auxilia na avaliação da competitividade e principais pontos a serem desenvolvidos em uma empresa.
Esse framework surgiu na década de 60 durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford com o americano Albert Humphrey.
SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Esses quatro campos também podem ser divididos em dois, os internos (Forças e Fraquezas) e os Externos (Oportunidades e Ameaças).
Para a consolidação da Matriz SWOT, uma equipe deve ser reunida, preferencialmente uma que englobe diferentes áreas da organização e, a depender do tamanho do negócio, diferentes níveis hierarquicos. Dessa forma, é possível mapear o máximo de ideias para cada um dos campos, os quais nortearão os próximos passos do planejamento e execução da estratégia da organização.
Faça o download da Matriz SWOT para preencher em PDF e Powerpoint
Clique na imagem abaixo para acessar o material:
Fatores Internos
Strengths (Forças): São as forças que uma organização possui, como por exemplo: lealdade dos clientes, tecnologia desenvolvida, forte balanço financeiro, força da marca e bons fornecedores.
Weaknesses (Fraquezas): São as fraquezas da organização, alguns exemplos são: baixa retenção de clientes, valores muito alto pagos a fornecedores, marca ainda pouco conhecida, baixa presença digital, oferta de pouca variedade de produtos em comparação com a concorrência.
De forma resumida, os fatores internos, forças e fraquezas, são referentes a resultados ou atividades com destaque positivo ou negativo realizados pela organização. Os seguintes critérios podem nortear os principais pontos a serem pensados:
Presença e Reputação da Marca
Recursos Financeiros
Recursos Humanos
Capacidade de Produção
Marketing e Vendas
Fornecedores
Ativos
Conhecimentos Fundamentais (Ex: boas práticas de gestão ou utilização e desenvolvimento de novas tecnologias)
Localização
Fatores Externos
Opportunities (Oportunidades): São fatores externos que indicam clara oportunidade para organização adquirir vantagem competitiva, como: expansão para outros mercados, diversificação de produtos ou serviços e desenvolvimento de novas tecnologias.
Threats (Ameaças): Ameaças provenientes do ambiente externo, como: mudança de leis que regulamentam a produção ou execução de determinado serviço ou até aumento de impostos, produtos dos concorrentes com alto crescimento no mercado e novas tendências de consumo.
Logo, fatores externos, oportunidades e ameaças, são possíveis ações ou mudanças de comportamento de:
Consumidores
Orgãos reguladores
Concorrentes
Fornecedores
Entidades de Classe
Natureza (Ex: Covid)
Fontes: Investopedia, RockContent