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Foto do escritorCanal Sonho Grande

Coinbase: O comercial de US$ 14 milhões mais estranho já feito no super bowl

Atualizado: 25 de mai.

Imagine pagar US$ 14 milhões para que esse comercial aparecesse 1 minuto na televisão:



Foi exatamente isso que a Coinbase, empresa de criptomoedas, fez no Super Bowl 56 realizado em 2022.


Mas afinal, esse comercial valeu a pena? É isso que vamos responder nesse post.


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O que é o Super Bowl


O Super Bowl é o nome dado para a final do campeonato da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. É um dos eventos esportivos mais assistidos e aguardados do ano no país. Para você ter uma ideia, em 2022 o evento teve aproximadamente 100 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos de acordo com o Statista.


Além do jogo em si, o Super Bowl é conhecido por seus espetáculos no intervalo, nos quais artistas famosos realizam apresentações musicais e de entretenimento. E obviamente também é famoso pelos comerciais de televisão, que são exibidos durante o evento e são conhecidos por serem caros e criativos. Como o comercial feito pela Coinbase.


Como foi o comercial da Coinbase no Super Bowl


O anúncio feito pela empresa de criptomoedas foi basicamente um QR code rolando pela tela durante 1 min e mudando de cor toda vez que atingia a lateral da moldura da TV, muito parecido com um computador antigo ou protetor de tela de DVD.


Mas, o que acontece se você escanear o código QR code? Após escaneá-lo, as pessoas eram direcionadas para o site promocional da Coinbase, onde os usuários ainda não clientes recebiam US$ 15 em Bitcoin caso criassem uma conta, e usuários já clientes recebiam uma oferta para concorrer a US$ 3 milhões. De acordo com o The Verge, o tráfego foi tão grande que o site travou por algum tempo.


Esse muito provavelmente foi o comercial mais estranho da história já feito no Super Bowl. Mas afinal, ele valeu a pena? Vamos aos dados:


Dados sobre o comercial da Coinbase no Super Bowl


De acordo com a Bitcoin Magazine, dos mais de 100 milhões de espectadores, a página de destino da Coinbase obteve impressionantes 20 milhões de acessos após a exibição do anúncio. O fato da empresa não colocar nem mesmo o seu logo no comercial ativou, e muito, a curiosidade do público.


Não conseguimos saber exatamente quantas dessas pessoas realizaram o cadastro, mas conseguimos fazer uma estimativa de quantos cadastros eram necessários para que o investimento fosse pago.


De acordo com os resultados de 2020 e 2021, a Coinbase ganhava na época de US$ 45 a US$ 64 por mês por cliente que usa o serviço. Supondo que a receita ficasse no meio dessa faixa (US$ 54,5), cada usuário valia aproximadamente US$ 654 em receita anual.


(45 + 64) / 2 = US$ 54,5 de receita mensal por cliente
54,5 x 12 = US$ 654 de receita anual por cliente

Depois de aplicar o custo de 20% por transação, isso equivale a cerca de US$ 523 em lucro bruto anual por usuário, sem incluir custos fixos como desenvolvimento de software.


654 x 80% = US$ 523 de lucro bruto anual por cliente

Considerando que a empresa dava U$ 15 dólares a cada novo cadastro, e que o usuário investiria todos os próximos 12 meses, o ganho com cada novo cadastro seria de U$ 508 dólares.


523 - 15 = US$ 508 de ganho anual por cliente

Dividindo os 14 milhões investidos no comercial mais os 3 milhões distribuidos para clientes pelos 508 dólares, a Coinbase precisava de no mínimo 34 mil novos cadastros para que o investimento se pagasse. Isso representa apenas 0,2% dos 20 milhões de acessos.


(14M + 3M) / 508 = 34 Mil novos cadastros

Além disso, a empresa teve outros ganhos com essa ação que são bastante dificeis de mensurar o impacto, mas que certamente trouxeram muitos benefícios:

  • De acordo com uma reportagem da CNN, nos minutos seguintes da exibição do comercial, o aplicativo da Coinbase passou da posição 186ª para a 2ª posição na Apple Store global.

  • A empresa teve milhares de menções nas redes sociais, o que resultou em melhorias significativas no reconhecimento da marca.


E ai, qual a sua visão em relação a esse comercial? Acha que o investimento da Coinbase valeu a pena? Deixa aqui nos comentários.

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